Back to top

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM HISTÓRIA DA CIÊNCIA: PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A História da Ciência (HC) é um recurso que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de física. Pois esta contextualiza tópicos da disciplina com a vida dos educandos, situações reais de seu mundo cotidiano. Este trabalho tem como objetivo fornecer mais uma opção didática para professores de física e do ensino das ciências, quando o assunto for a Primeira Lei da Termodinâmica, pois o estudo refere-se à construção de uma sequência didática (SD) com a utilização da HC para a Primeira Lei da Termodinâmica. A metodologia utilizada no estudo foi de caráter qualitativo, no qual foi construída uma revisão da literária no banco de pesquisa eletrônico Google acadêmico, com um crivo metodológico de trabalhos publicados nos últimos 10 anos. O resultado obtido foi a construção de uma SD metodologicamente definida na teoria dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990), com a utilização da HC, para o tópico da Primeira Lei da Termodinâmica.

Sequência Didática, História da Ciência, Primeira Lei da Termodinâmica.