Back to top

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM HISTÓRIA DA CIÊNCIA: TROCAS DE CALOR, CALOR ESPECÍFICO E CAPACIDADE TÉRMICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A História da Ciência (HC) é uma ferramenta que pode facilitar a aprendizagem da disciplina de física, contextualizando os tópicos estudados com a vida cotidiana dos estudantes. Este estudo possui como objetivo fornecer mais uma ferramenta para docentes de física e do ensino das ciências, proporcionado a estes, a confecção de uma sequência didática (SD) com a utilização da HC no ensino da física térmica, nos tópicos de trocas de calor, calor específico e capacidade térmica. A metodologia empregada no estudo foi de punho essencialmente qualitativo, na qual foi construída uma revisão da literatura no banco de pesquisa eletrônico Google acadêmico, com um crivo metodológico de trabalhos publicados nos últimos 10 anos. O resultado foi a construção de uma SD com a utilização da HC, para tópicos de trocas de calor, calor específico e capacidade térmica, e a SD foi metodologicamente estruturada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). A SD está descrita no decorrer do trabalho.