SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTRUTURADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LEIS DE NEWTON
Artigo
Quando se trata de ensino de física, das leis de Newton, existe um problema comum dos livros didáticos de física que os professores corroboram com o a repetição deste, que é a falta de contextualização do ensino. É corriqueiro a abordagem por exemplo de um bloco de massa m, esse sendo abordado de forma estática ou em movimento, porém os estudantes não conseguem entender que o conhecimento estudado está também em seu dia a dia. Não conseguem relacionar o conhecimento da escola com o conhecimento do dia a dia. A física é uma linguagem complexa, muitas vezes nova na vida dos estudantes e, já que o público alvo são estudantes jovens e adultos da modalidade EJA, do ensino médio, que muitas vezes já estão até 30 anos fora de uma sala de aula, a física se torna algo de máxima complexidade. Pois inclui matemática, exige raciocínio lógico e interpretação de textos, por isso se torna uma disciplina nada fácil para os educandos. O trabalho possui como objetivo construir uma sequência didática para o ensino das leis de Newton. A metodologia empregada na sequência didática é da teoria dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). Os resultados da pesquisa estão no decorrer do trabalho.