Back to top

SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTRUTURADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LEIS DE NEWTON

Tipo de Trabalho 

Artigo

Quando se trata de ensino de física, das leis de Newton, existe um problema comum dos livros didáticos de física que os professores corroboram com o a repetição deste, que é a falta de contextualização do ensino. É corriqueiro a abordagem por exemplo de um bloco de massa m, esse sendo abordado de forma estática ou em movimento, porém os estudantes não conseguem entender que o conhecimento estudado está também em seu dia a dia. Não conseguem relacionar o conhecimento da escola com o conhecimento do dia a dia. A física é uma linguagem complexa, muitas vezes nova na vida dos estudantes e, já que o público alvo são estudantes jovens e adultos da modalidade EJA, do ensino médio, que muitas vezes já estão até 30 anos fora de uma sala de aula, a física se torna algo de máxima complexidade. Pois inclui matemática, exige raciocínio lógico e interpretação de textos, por isso se torna uma disciplina nada fácil para os educandos. O trabalho possui como objetivo construir uma sequência didática para o ensino das leis de Newton. A metodologia empregada na sequência didática é da teoria dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). Os resultados da pesquisa estão no decorrer do trabalho.