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SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED): DIFICULDADES E BENEFÍCIOS PARA CONTABILIDADES DE BARREIRAS-BA NO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DAS INFORMAÇÕES

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO

O Sistema Público de Escrituração Digital surgiu da necessidade de unificação de todas as informações que os contribuintes repassam ao fisco. Desse modo, torna-se necessário investigar os impactos da implantação do sistema público de escrituração digital e os seus reais benefícios. Nessa perspectiva, o presente trabalho, objetivou analisar como escritórios de contabilidade estão se adequando ao SPED para fins de transmissão das informações das empresas de lucro presumido. Assim, para a coleta de informações foi feito uma pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário contendo questões objetivas e questões subjetivas em escritórios de contabilidade na Cidade de Barreiras, Bahia. Obteve-se resposta de apenas 18 empresas, ou seja, 60% das contabilidades participaram do estudo. Quanto aos benefícios do Sped, verificou-se que os mais citados, foram: a diminuição de gastos com papel, redução de sonegação de impostos e otimização do tempo. Já quanto aos principais problemas enfrentados, os mais citados foram: falta de material para aprendizado e ausência de suporte técnico especializado. Desse modo, verifica-se que no primeiro momento a transmissão do Sped é complicada, permeada de dúvidas e desafios, muito embora ao passar do tempo, os contadores conseguem enxergar seus benefícios. Assim, conclui-se que as contabilidades de Barreiras, Bahia, Brasil estão se adequando ao Sistema de Escrituração Digital.