TEATRO DIDÁTICO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM.
Artigo
Este artigo vem retratar sobre as possibilidades de aprendizagem utilizando as artes cênicas como ferramenta de ensino, pois compreendemos que a educação ultrapassa as quatro paredes das salas de aulas e invadem os inúmeros espaços no qual os educandos/as estão inseridos. Pensando nessa possibilidade foi projetado dentro da Universidade o Projeto de Extensão que auxilia tanto professores/as, quanto acadêmicos/as do Curso de Pedagogia a desenvolverem essa prática durante sua formação discente, para desenvolver seu trabalho nas escolas enquanto docentes utilizando as artes cênicas como mais uma ferramenta de ensino com seus alunos/as, retratando temas que necessitam ser discutidos dentro dos muros das escolas, pois é nesse espaço que alunos/as estão se desenvolvendo cada vez mais enquanto protagonistas de nossa sociedade. Para isso nos reportamos a autores/as que relatam o quão as artes cênicas podem contribuir para que o processo de ensino/aprendizagem se torne cada vez mais atrativos, e não somente na forma tradicional de ensino na qual estamos habituados a presenciar. Do ponto de vista da formação humana, experiências que as emoções permeiam os processos educativos de maneira a constituir as identidades dos/as alunos/as, e que a criatividade é algo que pode ser ensinado, desenvolvido, por meio de processos planejados de criação e expressão, o que nos volta para uma pedagogia crítica no sentido de promover o sentido social implícito na escolha de abordagens metodológicas menos convencionais, mas não menos ricas no currículo.