TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO ESCOLAR
Artigo
O Transtorno do Espectro do Autismo-TEA é um importante desafio para comunidade psicopedagógica e familiares. Percebe-se nos últimos anos um crescente aumento de crianças, sendo diagnosticadas com a síndrome. Este trabalho teve como temática abordar sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusão escolar. A pesquisa utilizou-se de estudos nas bases de dados indexados incluindo publicações ocorridas no período de 2007 a 2017, principalmente no Brasil. Foram abordados conceitos sobre transtornos do espectro autista, formas de tratamentos, inclusão na escola, crianças com necessidades especiais na escola e o papel da escola inclusiva. A partir dos dados obtidos, pode se concluir que ainda existe uma grande lacuna entre os profissionais e principalmente familiares no diagnostico do TEA. Nota-se a deficiência de estratégias e a falta de medidas políticas e recursos pedagógicos para os portadores da síndrome. As etapas da Educação infantil e Básica precisam ser fundamentadas na prática investindo em profissionais capacitados, a partir de uma formação adequada como caminho fundamental para promoção de saúde para a vida dessas crianças.