UMA ANÁLISE DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA PARA INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO, 2006 – 2019.
Artigo
Este trabalho tem por objetivo analisar o Programa Jovem Aprendiz enquanto Política Pública voltada a inserção de jovens no mercado de trabalho, tendo como recorte temporal de 2006 até 2019 visando não englobar na análise o impacto da pandemia da COVID-19. Para tal, foi realizado um estudo sobre a evolução da relação de trabalho e juventude ao longo da história até culminar na Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000 popularmente conhecida como Lei da Aprendizagem. Adicionalmente, foi feito um levantamento e análise de dados populacionais e sobre o mercado de trabalho visando traçar o perfil do jovem elegível ao programa bem como interpretar as condições que esse jovem encontra ao tentar iniciar sua vida profissional no mercado de trabalho formal. Por fim, há uma análise da aprendizagem sob a perspectiva das empresas e dos jovens visando identificar eventuais oportunidades de melhoria bem como dissertar sobre o impacto do programa.