Back to top

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE VISÕES MULTIDIMENSIONAIS PARA APOIO À ANÁLISE DOS PERFIS SOCIOECONÔMICOS DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Tipo de Trabalho 

Artigo

O Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos realiza o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Nesta avaliação, são empregados formulários socioeconômicos, além de provas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Em virtude do tamanho da base de dados do SAEB 2015,se faz necessário a utilização de ferramentas próprias para a devida exploração e descoberta de conhecimento. O objetivo deste artigo é analisar os padrões que podem motivar um desempenho inferior ou superior dos alunos de escolas públicas, referente ao aprendizado na matérias básicas do ensino fundamental do Estado do Rio de Janeiro. No presente trabalho, apresenta-se, no primeiro momento, uma revisão bibliográfica sobre Business Intelligence. Onde, serão abordados os principais tópicos do tema e o desenvolvimento do projeto de análise multidimensional. Por meio de softwares específicos, serão gerados alguns relatórios, que servirão de base para uma análise dos fatores positivos e negativos influentes no desempenho dos alunos.