Back to top

A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo teve por objetivo investigar o índice de violência que se manifesta no cotidiano escolar. Como método, utilizou-se uma abordagem quantitativa de natureza descritiva, com amostra composta por 108 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública de ensino do estado de Rondônia. Os dados foram coletados por meio do Inventário de Indicadores de Violência no Espaço Escolar – IIVE, Charczuk (2005). Os resultados mostraram que a violência psicológica foi a forma de violência mais sofrida pelos participantes do estudo, representada por 54, 9% dos alunos do sexo masculino e 49,9% do sexo feminino. Os dados mostraram, ainda, que 36,1 % dos participantes relataram ter sido vítimas de mais de um tipo de violência na escola. Conclui-se que a violência, independentemente das suas formas, está presente no cotidiano da escola investigada.