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LEMA “EDUCAÇÃO PARA TODOS” EM DOCUMENTOS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS SOBRE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO E REPERCUSSÃO NO FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS

O presente artigo tem como objetivo o cotejamento entre dois documentos originados de organismos internacionais sobre políticas educacionais para países emergentes, visando captar neles orientações sobre objetivos e funções da escola pública². O primeiro contem a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, originada da Conferência Mundial em Jomtien, na Tailândia, realizada por vários organismos internacionais em 1990, entre eles o Banco Mundial; o segundo é o texto "Aprendizagem para todos: Investimento no conhecimento e nas habilidades das pessoas para promover o desenvolvimento", produzido pelo Banco Mundial em 2011. A análise dos documentos busca estabelecer relações entre a internacionalização das políticas para a educação e as políticas públicas implantadas no Brasil a partir de 1990 mostrando como tais políticas vem atuando na deterioração das condições de funcionamento da escola pública destinada às camadas populares, contrariamente ao que proclamam os dois documentos analisados.