MOEDAS VIRTUAIS E PEQUENOS INVESTIDORES
Monografia
A aversão dos brasileiros quanto a investimentos no mercado de ações e mercado financeiro tem diversificados motivos. Pode-se considerar o fato de que o Brasil, comparado a países da Europa, por exemplo, contou com uma demora no amadurecimento de seu sistema financeiro. Foi só á partir de 1808, com a transferência da corte Portuguesa para o Rio de Janeiro que se constatou a necessidade de estruturar o governo administrativamente. Foram nomeados ministros de Estado, diversas secretarias públicas foram criadas, tribunais de justiça instalados e criou-se o Banco do Brasil. Além disso, a cultura imediatista dos brasileiros estima consumo de forma exagerada, impossibilitando-os de poupar, investir e obter rendimentos para consumi-los no futuro.
A falta de conhecimento e instrução financeira também é fator atenuante. Grande parte da população chega à fase adulta acreditando fielmente que a poupança é a melhor opção como forma de investir, sem domínio para abrir margem á outras opções. Segundo levantamento da AMBIMA - Associação Brasileira das entidades dos Mercados financeiros e de Capitais, com o apoio do Datafolha, apenas 24% da população entrevistada afirma investir em algum tipo de aplicação e a poupança é a escolha de 16% deles. Ainda segundo a pesquisa, apenas 38%, ou seja, nem a metade dos entrevistados afirma conhecer outro tipo de produto ofertado.
Por bem, a internet possibilita total interação com o exterior e o mercado de investimentos no Brasil, ainda que imaturo se comparado a outros países, possui produtos disponíveis com variados níveis de riscos para os diversificados tipos de investidores. É o caso das criptomoedas. Com o avanço tecnológico foi possível criar o que se chamou de “moeda virtual”. Possui o mesmo valor do dinheiro convencional, mas só existe virtualmente. Trata-se, basicamente, de um arquivo digital que tem poder aquisitivo e funciona de um modo alternativo.
Isto posto, então, o que falta para o brasileiro passar a administrar seu dinheiro incluindo o mercado de investimentos em suas escolhas?
O objetivo deste documento é orientar pessoas comuns acerca da funcionalidade das criptomoedas. Trata-se de um método que une conceitos, cuja finalidade é divulgar e estimular pequenos investidores a aplicar seus recursos em moeda virtual.