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ANÁLISE DO INVESTIMENTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O DESEMPENHO DOS ALUNOS EM AVALIAÇÕES NACIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS DURANTE O PERÍODO DE 2012 A 2019.

Tipo de Trabalho 

Artigo

O artigo teve por objetivo avaliar os investimentos públicos na educação básica e as notas dos estudantes nas avaliações nacionais do Estado de Goiás de 2012 a 2019 e analisar a similitude entre esses fatores, a fim de determinar se maiores recursos financeiros estão associados a um desempenho escolar melhor. A metodologia de pesquisa, caracterizada como exploratória, quantitativa e bibliográfica, se desenvolveu por meio de análises de correlações, os dados utilizados para mensurar tanto o investimento pelo Estado, por aluno, e o resultado das notas nas avaliações foram obtidos na página do Tesouro Nacional, SIOPE e INEP. Os resultados indicaram que ao longo dos anos o investimento por aluno aumentou assim como o desempenho dos mesmos na prova SAEB, exceto nos anos 2017 e 2019 que apresentaram queda no investimento por aluno, mas o recurso distribuído em Goiás e as despesas da área da educação foram desproporcionais, pois, foi concedido ao Estado um valor total maior, porém não foram gastos 70% dele, no entanto, o desempenho dos estudantes nas avaliações nacionais aumentou progressivamente. Assim notamos que não é uma regra geral o fato de se fazer um investimento maior e obter melhores resultados, a correlação foi significativa, porém pode ser afetada por outras situações não analisadas neste estudo.