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O USO/ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA COMUNIDADE ACADÊMICA DO ENSINO SUPERIOR: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo investiga o uso/abuso de drogas psicoativas em ambientes acadêmicos, uma vez que pesquisas apontam um significante aumento da recorrência por drogas lícitas e ilícitas em escolas públicas e particulares, abrindo espaço para a reflexão a respeito do consumo de drogas no ensino superior, sobretudo em investigação aos efeitos de uma sociedade neoliberal que extrapola nas exigências de resultados, infligindo, portanto, novas formas de mal-estar. Foi usado como fundamentação teórica o arcabouço psicanalítico. Para a efetivação da pesquisa, foi feito um estudo bibliográfico de artigos relacionados ao uso/abuso de drogas psicoativas e o ensino superior, usando como base de dados a SciELO e o Google acadêmico. Por meio desses recursos foi possível aferir que a comunidade acadêmica vem fazendo uso recorrente e aumentado de drogas entre jovens estudantes, sendo tal padrão intensificado após a  pandemia da COVID-19. Considerando as políticas de regulação e prevenção é possível construir caminhos de reflexão acerca das reverberações e impactos encontrados na qualidade de vida das pessoas.