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PADRÃO OU IMPOSIÇÃO DE MOBILIDADE? O ACESSO DAS MULHERES AO VEÍCULO INDIVIDUAL E FATORES DE GÊNERO.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Mulheres são as maiores utilizadoras do transporte público no Brasil, considerando dados entre 1977 e 2007; e este padrão é justificado por diversos fatores socioeconômicos (Svab, 2016; Nanya et al. 2019). O estudo trabalha as questões de gênero e mobilidade urbana a partir de uma análise das barreiras no acesso aos veículos particulares por mulheres, considerando renda e distribuição de gastos domésticos. Esta análise é feita considerando os gastos com transportes, a renda média das mulheres por região e o custo de um veículo. Os resultados apontam que as mulheres com renda média nacional chegam a comprometer seus rendimentos entre nove e dezessete anos para adquirir um veículo popular. O comprometimento da renda quando uma mulher opta por modos individuais de transporte é muito representativo dentro do orçamento, inviabilizando que o uso de carros ou motos seja efetivamente uma opção de deslocamento para uma parcela de mulheres no país.