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USO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA DE BAIXA TECNOLOGIA NO ENSINO DE AUTOCUIDADO PARA CRIANÇAS AUTISTAS NÃO VERBAIS

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho visa investigar a eficácia das pranchas de comunicação alternativa de baixa tecnologia (PCA-BT) no ensino de habilidades de autocuidado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. A pesquisa destaca a importância da criação de um ambiente escolar inclusivo e do papel do professor na implementação de práticas pedagógicas eficazes. A Tecnologia Assistiva é apresentada como um conjunto de recursos que auxiliam na comunicação de crianças com TEA, sendo as PCA-BT uma alternativa prática e acessível. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura no recorte temporal de 2019 a 2023, focando em estudos que abordam a aplicação dessas pranchas no contexto escolar. Os resultados sugerem que a utilização das PCA-BT contribui significativamente para o desenvolvimento da autonomia dessas crianças, reduzindo a ansiedade associada à dificuldade de comunicação e promovendo um aprendizado mais eficiente.