CAPITAL HUMANO E CAPACITAÇÃO NO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE
Artigo
Com o advento da Tecnologia da Informação (TI), combinada com as atuais mudanças na Gestão Pública, tem-se criado e incentivado novas perspectivas no que se refere aos processos da máquina pública, já que desde o funcionamento, os documentos existentes e sua tramitação até as diversas atividades relacionadas direta ou indiretamente com os cidadãos e as organizações devem confrontar-se e apoderar-se da tecnologia. É neste contexto que o presente artigo tem como objetivo identificar a percepção dos funcionários da Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte quanto à capacitação para o uso eficaz das tecnologias de informação disponíveis visando a melhoria na qualidade do atendimento das necessidades dos cidadãos. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo por meio de coleta de dados via questionário junto a uma amostra de funcionários da SET/RN. Conclui-se que o referido órgão faz uso constante da TI, contudo falta, na percepção de seus servidores, um treinamento estruturado e contínuo visando a melhoria dos serviços prestados.