A TERRITORIALIDADE A PARTIR DO GÊNERO LITERÁRIO POÉTICO: REAFIRMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROCESSO SOCIAL TRANSFORMADOR E LIBERTADOR
Artigo
Este estudo tem como intuito sugerir e ressaltar a importância da ação do exercício literário para reafirmar a Educação do/no campo como um processo social e transformador a partir do momento em que validam a reflexão sobre sua posição social e a visão sistemática do mundo que nos cerca. Serão consideradas ênfases no que se referem a (re)valorização das questões de âmbito identitário que os discentes das escolas localizadas no campo podem aprender e apreender a (re)valorizar sua cultura, costumes. Para tal, buscou-se analisar a concepção crítica da educação a correlacionando com elementos do objeto de estudo da Geografia como meio de compreensão do espaço geográfico que envolve relações de poder que estão ou não explicitas na paisagem dos lugares (modo de vida) e das regiões (áreas que concentram mesmas feições socioestruturantes). Para tal, buscaram-se as leituras e análise das contribuições de autores como FREIRE (1987), RAFFESTIN (1993), SAVIANI (2004), LOUREIRO (2006), GERBARA (2011), SILVA & JESUS (2011).