Back to top

LEITURA E COMPREENSÃO DE MUNDO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de Trabalho 

Artigo

Vivemos na era digital, no entanto, não se pode dispensar o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever, pelo contrário, cada vez mais se valoriza o estudo do texto, a leitura e a redação em nossas escolas, universidades e na vida social. A leitura é fundamental na formação de cidadãos críticos e seletivos que buscam o melhor aprendizado sociocultural, pois abrem perspectivas e horizontes intelectuais além de ser agradável e prazeroso. No Ensino Fundamental a finalidade é desenvolver a capacidade de aprendizagem do aluno de modo que possa compreender o ambiente natural e social em que vive. Através desta finalidade buscou-se desenvolver este artigo que vem abordando a leitura e compreensão de mundo nas séries iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de responder o questionamento: Qual é a importância dada á leitura no ensino fundamental? Está pesquisa investigou por meio de analises bibliográficas e observações realizadas em sala de aula, para compreender e relatar o processo do desenvolvimento de ensino e do habito da leitura no ensino fundamental, ressaltando a importância da leitura realizada pelos pais ou responsáveis dês de cedo para as crianças e também utilizada como prática no contexto escolar, mostrando a problemática da leitura e suas consequências no processo ensino aprendizagem e seus reflexos na vida dos alunos perante a sociedade. Educar exige comprometimento, atenção perseverança e continuidade, pois cada um possui suas características pessoais e, cabe ao pedagogo, orientar e dar suporte aos profissionais nesse processo de compreensão do individuo, com base em sua cultura familiar e o ambiente em que está exposto. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada nas questões de leitura destacando os trabalhos de: Cagliari (2007); Conceição e Brito; Ferreiro (1999, 2001, 2007); Freire (1989); Pessoa (2012); Rosa, A (2008); Rosa, C; Silva, R; Silva, L (2012); Soares; Valério.