A FAMÍLIA COMO CONTEÚDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo
O presente projeto pretende apresentar como está sendo trabalhado o conceito de família na escola de Educação Infantil, refletindo meios que favorecem o trabalho do professor em sala de aula como um auxílio, a mais, no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. Este projeto de oficina pedagógica é requisito da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II como momento de formação, avaliação e reflexão da relação teoria-prática, vivenciados durante o semestre e coordenado pela Professora MS. Valéria Borba. O projeto foi elaborado levando em consideração a participação de alunos do 4° período do Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação/UAE, do Centro de Formação de Professores/CFP, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, campus de Cajazeiras/PB. Desafiados pela exigência na elaboração deste projeto de oficina pedagógica é que elaboramos os seguintes objetivos: analisar como está sendo trabalhado o conceito de família na escola de educação infantil, reconhecer a importância da família como parte de sua formação como pessoa, resgatar o valor da família na sociedade, identificar as pessoas que fazem parte da família e reconhecer o papel de todos os membros no ambiente familiar. Ao observa a realidade, notamos que as práticas se constituem em vias de acesso que as escolas possuem para programar processos de integração e participação familiar que podem e devem ser organizados e executados pela escola. A iniciação das pessoas e sua inserção na cultura, nos valores e nas normas da sociedade começam a partir do convívio familiar. Para o desenvolvimento da personalidade das crianças e que elas venham se torna harmoniosa é necessário que seu ambiente familiar seja um ambiente de crescente progressão educativa.