AS INFLUÊNCIAS DO ESTRESSE NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Artigo
É possível definir o termo “estresse” como um conjunto de reações fisiológicas necessárias para a adaptação a novas situações. O estresse é um estado gerado pela necessidade de adaptação tanto de mente quanto de corpo, um processo de formação acadêmico e por vezes um ambiente instigador de estresse. Pensando nisso este estudo teve como objetivo correlacionar o estresse e o desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Estadual de Minas Gerais – Ituiutaba. A amostra se compõe de 147 estudantes desta instituição que responderam a Escala do Stresse Percebido-PSS (COHEN, KAMARCK & MERMELTEIN, 1983) com a intenção de mapear a presença do estresse. A relação do desempenho acadêmico foi obtida através de um questionário sócio demográfico respondido pelos próprios alunos. Os dados coletados passaram por uma análise quantitativa utilizando-se do Coeficiente de Correlação de Pearson. Os resultados na PSS mostraram que a maioria da amostra (64%) possui estresse. A média das notas desses estudantes ficaram pareadas às médias dos estudantes que não possuíam a presença do estresse. Sendo assim a análise estatística demonstrou não haver associação significativa (p<0,5), ou seja, estresse e desempenho acadêmico não estão associados.