O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: UMA INDAGAÇÃO DIFÍCIL
Artigo
Historicamente a religião esteve em todas as sociedades, configurando-se como um importante aspecto da existência humana e sendo objeto de estudo em diferentes períodos da história. Presente na vida de um grande número de pessoas, a religião permeia também o espaço escolar, subjetivamente e através do ensino religioso. Essa disciplina é o centro de uma problemática que acompanha a educação brasileira desde o início da era republicana quando se estabeleceu a separação entre estado e igreja. O presente trabalho trata do tema: O ensino religioso na escola, seu objetivo é apresentar a trajetória do ensino religioso na educação e na legislação brasileira, destacando as ideias dos defensores e críticos dessa disciplina bem como as características do seu atual modelo, definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, visto que o ensino religioso tem por base a religião mostrou-se de início definições para esse conceito e alguns trabalhos sobre o tema, produzidos em diferentes períodos da história. Como pré-requisito do curso de Pós-Graduação “Lato-Sensu” realizado pelo IBF/FACEL, a pesquisa iniciou-se com uma pertinente análise bibliográfica, optou-se por realizar um trabalho de cunho teórico que contou também com uma pesquisa de campo realizada numa escola pública da Serra-ES, onde se constatou um modelo de ensino religioso não condizente com a legislação e diretrizes vigentes no estado.