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ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA NA IMPLANTAÇÃO DO USO DE COMBUSTÍVEL DE GNV (GÁS NATURAL VEICULAR) COMO FORMA ALTERNATIVA EM MOTORES CICLO OTTO APLICADOS EM EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE.

Tipo de Trabalho 

Artigo

O principal meio de transporte das comunidades ribeirinhas da região amazônica são as pequenas embarcações chamadas tipicamente como “voadeiras”. Este tipo de embarcação em sua grande maioria são botes de alumínio, equipado com motor de popa e utilizam a gasolina como combustível. Devido à localização geográfica descentralizada em relação ao território brasileiro e a logística desfavorável da região amazônica, o preço do combustível é absurdo se comparado com os valores vendidos nas capitais estaduais. A renda desta população ribeirinha é bastante limitada, o gasto com consumo do combustível gasolina para embarcação torna-se uma despesa considerável na vida destas pessoas. O objetivo deste trabalho é avaliar de forma conceitual a viabilidade técnica - econômica da implantação de uso combustível GNV (Gás Natural Veicular) como forma alternativa em motores ciclo OTTO aplicados em embarcações nos municípios do trajeto do Gasoduto Urucu-Coari-Manaus. A metodologia adotada foi à pesquisa das informações de mercado através de levantamentos de dados por meio de revistas especializadas e centros técnicos, avaliando o rendimento de motores ciclo OTTO que já utilizam o GNV como forma alternativa. Os resultados obtidos foram favoráveis a implantação, gerando futuras economias.