Back to top

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR TÊXTIL DE FABRICAÇÃO DE BONÉS

Tipo de Trabalho 

Artigo

Com o aumento da concorrência em todos os setores produtivos em nível mundial, produzida principalmente pela globalização das economias, a arte de planejar passou a ser valorizada pelas organizações, principalmente pelo fato de que toda grande estratégia vitoriosa de mercado passa pela necessidade de haver planos bem estruturados e apoiados em informações eficazes. O planejamento estratégico vem sendo debatido ao longo do tempo por diversos autores, abordando propostas de diferentes modelos com propósitos de facilitar cada vez mais sua compreensão referente tanto a sua dimensão estratégica quanto operacional. Este artigo aborda a forma pela qual a uma empresa de fabricação de bonés formula e implementa estratégias e como é feita a avaliação da eficácia delas. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, de caráter qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com o administrador da empresa, observação direta e análise de documentos, utilização da análise SWOT e do aspecto formal do processo de formulação de estratégias, com seus prazos, cronogramas e metas.