Back to top

BYOD x Segurança da Informação no ambiente de trabalho

BYOD significa Bring Your Own Device e é uma política que vem ganhando espaço no mundo corporativo, principalmente nas empresas que utilizam dispositivos móveis como ferramentas de trabalho. Uma tradução para o termo em português seria “Traga Seu Próprio Dispositivo” e é justamente essa a sua aplicação: as empresas permitem que seus colaboradores utilizem seus próprios dispositivos móveis para trabalhar.

Embora esteja avançando, essa política não agrada a todas as corporações e também possui suas desvantagens e uma delas é a dificuldade de contabilizar e controlar as horas extras feitas pelo funcionário. Há também um risco em relação à segurança da informação, já que em um mesmo dispositivo existem informações pessoais e laborais.

Em nossa Revista Acadêmica existe um artigo sobre esse assunto. A autoria é de GABRIEL APARECIDO JARUSCVICIUS e FELIPE DINIZ DALLILO, e o tema do trabalho é: “BYOD: BENEFÍCIOS E DANOS PROPORCIONADOS À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL”.

Confira o resumo do trabalho:

Os profissionais que trabalham nas empresas necessitam ser competentes e motivados, no desempenho de suas atividades e, para tanto, a área de gestão de pessoas é de vital importância, até mesmo estratégica no processo decisório dos administradores, focados na preservação e incremento de eficácia. A fim de ajudar as entidades na conquista de suas metas perante o mercado, observa-se uma certa disposição em adotar dispositivos tecnológicos revolucionários na rotina organizacional. Essa disposição, coloca à disposição do funcionário sua ação cotidiana mediante os seus próprios dispositivos, denominada Bring Your Own Device (BYOD), ou seja, ‘traga seu próprio dispositivo’. De acordo com essa conceituação, existe um efeito de caráter prático diretamente nos números da organização, maiormente no clima da organização, embora ainda traga certos entraves à segurança dos dados. Ao considerar tal panorama, pode-se salientar o seguinte problema de pesquisa: quais seriam os benefícios e pontos negativos à segurança dos dados organizacionais quando adotada a concepção do BYOD? Acerca do objetivo geral, assume-se averiguar os mais importantes atributos atinentes à segurança dos dados das empresas, enfatizando a ideia BYOD. Sobre os objetivos secundários, optou-se por: investigar acepções acerca das inovações tecnológicas; averiguar questões mercadológicas das inovações tecnológicas; avaliar os pontos positivos e negativos associados ao uso do método BYOD no que tange à segurança dos dados organizacionais. Quanto à metodologia adotada no presente trabalho, adotou-se a Revisão Bibliográfica Narrativa ou Revisão de Literatura.

Artigo na íntegra: BYOD: BENEFÍCIOS E DANOS PROPORCIONADOS À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL