Back to top

Economia Azul e o tráfego pelos oceanos

Sabe-se que os recursos que temos na natureza não são infinitos, por isso temos que preservá-los para as gerações futuras. Com isso, vários setores de todo o planeta vêm demonstrando preocupação com os rumos que o nosso meio ambiente tem tomado e a criação da “economia azul” é um exemplo disso.

A Economia Azul é a denominação dada ao uso consciente e sustentável dos recursos que vêm dos oceanos, levando em consideração o crescimento econômico sem deixar de lado a saúde dos ecossistemas.

Em nossa Revista Acadêmica existe um artigo relacionado a esse assunto, como foco na segurança do tráfego pelos oceanos. A autoria é de PEDRO LUIZ GOMES MARTINS FERREIRA e o tema do trabalho é: “SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO E A ECONOMIA AZUL”.

Confira o resumo do trabalho:

O mar e o Brasil sempre foram próximos, pois foi por ele que o país foi descoberto e atualmente é a sua principal via para o comércio exterior, além de ser fonte de energia, alimento e recursos minerais. A relação entre a nação e o mar pode ser compreendida ao estudar o funcionamento do tráfego aquaviário brasileiro e como a segurança marítima é importante para o desenvolvimento nacional. Para desenvolver tal tema, este artigo traz um panorama geral de conceitos básicos do tráfego aquaviário e da Economia Azul, dissertando sobre as ações da segurança do tráfego que permitem o desenvolvimento econômico no mar ao garantir a segurança das embarcações. Desse modo, conclui que a proteção das águas brasileiras, além de impor a soberania do país, é crucial para o futuro do país.

Artigo na íntegra: SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO E A ECONOMIA AZUL