Back to top

Eficiência Energética na Iluminação Pública

Eficiência energética significa utilizar a energia da melhor forma possível para atingir um determinado fim, de forma rápida e mais econômica possível. Está, portanto, relacionada a utilização racional de energia, relacionando finalidade, economia e praticidade.

Em nossa Revista Acadêmica existe um artigo relacionado a esse assunto. A autoria é de FELIPE PAJEU SAMPAIO e LUCAS AUGUSTO SILVA ARAÚJO e o tema do trabalho é: “EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO JARDIM SANTA FÉ”.

Confira o resumo do trabalho:

Atualmente, a eficiência energética é considerada uma das principais áreas de investimento, tanto pelos governos, quanto pelas organizações, já que sua implementação leva a redução do consumo de energia e, consequentemente, diminui a dependência de fontes de energia externas, o que tem um impacto positivo na competitividade econômica e no desenvolvimento social. Dentro desse contexto, a iluminação pública se torna relevante, uma vez que apresenta grande potencial quanto a sua capacidade de redução de consumo, muito devido aos sistemas obsoletos que ainda são comuns nas vias públicas. Assim, visando implementar um novo sistema através de uma substituição direta dos equipamentos de iluminação no bairro Santa Fé, em Dourados-MS, foi realizado um estudo de caso, de modo a verificar a viabilidade financeira desse projeto, fazendo essa troca direta das lâmpadas a vapor de sódio de baixa pressão por lâmpadas modernas de LED e, posteriormente, efetuar a análise financeira com uso dos indicadores VPL, TIR E Payback.  A análise do fluxo de caixa esperado para a aquisição das luminárias apresentou resultados positivos e indicou que a atualização no sistema de iluminação é um investimento rentável. Com um valor de investimento de R$136,300,73, o valor presente líquido foi de R$ 61.245,63. Além disso, a taxa interna de retorno esperada para o investimento foi de 22%, o que indica um bom retorno sobre o capital investido. O Payback, que é o período necessário para recuperar o investimento, foi estimado em 6,93 anos. Com esses resultados, observa-se que o investimento se mostra viável, podendo trazer benefícios financeiros consideráveis.

Artigo na íntegra: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO JARDIM SANTA FÉ