A importância da Pedagogia Humanizada desde a Educação Infantil
Enviado por Revista Semana ... em
![](https://semanaacademica.org.br/sites/default/files/styles/large/public/blog/images/educ.jpg?itok=CKDX3MOT)
Ser professor sempre foi um desafio, principalmente por ter que lidar com várias pessoas diferentes numa sala de aula por um determinado intervalo de tempo visando um objetivo principal – a aprendizagem. Porém, apesar da multiplicidade de indivíduos, conhecer os alunos e saber suas dificuldades e limitações é uma tática que pode ser utilizada para facilitar o processo de educação nas escolas, principalmente na educação infantil.
Essa tática é uma das características da chamada “Pedagogia Humanizada”, uma abordagem que visa colocar o aluno em uma posição de destaque no processo de aprendizagem. Com o avanço da tecnologia, essa relação de “professor-aluno” ficou um pouco mais difícil, mas a importância do fortalecimento dessa relação e da aplicação da pedagogia humanizada continua, a fim de proporcionar uma cultura de paz desde a educação infantil.
A Thais Costa dos Anjos Rodrigues publicou recentemente um artigo na nossa Revista que fala exatamente sobre esse assunto, cujo tema é: “PEDAGOGIA HUMANIZADA: IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO PROFESSOR/ ALUNO PARA DESPERTAR A CULTURA DE PAZ DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL”.
Confira o resumo do trabalho:
Este trabalho valoriza a importância do vínculo afetivo professor-aluno e considera que na atualidade somente uma Pedagogia Humanizada possibilitará o despertar de uma cultura de paz na escola desde a educação infantil. Objetivando apresentar essa Pedagogia Humanizada como instrumento para o profissional Pedagogo atuar na educação infantil e também para enriquecer o vínculo afetivo professor-aluno, despertando a cultura da paz no referido segmento educacional. Algumas problematizações conduziram ao processo de pesquisa, cujo objetivos são: Demonstrar como o profissional Pedagogo, atuante na educação infantil, pode despertar a cultura da paz em seu segmento educacional. Compreender o desenvolvimento humano implícito na pedagogia humanizada. Analisar a importância do vínculo afetivo professor-aluno como facilitador da aprendizagem. Elucidar o termo cultura da paz, dispondo foco na educação para a paz. Os olhares dos teóricos Paulo Freire, Jean Piaget, Henri Paul Hyacinthe Wallon, Lev Vygotsky, Martin Buber, Célia Passos, Howard Gardner e Marshall Rosenberg formaram as principais referências teóricas analisadas.
Artigo na íntegra: PEDAGOGIA HUMANIZADA: IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO PROFESSOR/ ALUNO PARA DESPERTAR A CULTURA DE PAZ DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL
- Blog de Revista Semana Acadêmica
- Login ou registre-se para postar comentários