A importância da Pedagogia Humanizada desde a Educação Infantil
Enviado por Revista Semana ... em
Ser professor sempre foi um desafio, principalmente por ter que lidar com várias pessoas diferentes numa sala de aula por um determinado intervalo de tempo visando um objetivo principal – a aprendizagem. Porém, apesar da multiplicidade de indivíduos, conhecer os alunos e saber suas dificuldades e limitações é uma tática que pode ser utilizada para facilitar o processo de educação nas escolas, principalmente na educação infantil.
Essa tática é uma das características da chamada “Pedagogia Humanizada”, uma abordagem que visa colocar o aluno em uma posição de destaque no processo de aprendizagem. Com o avanço da tecnologia, essa relação de “professor-aluno” ficou um pouco mais difícil, mas a importância do fortalecimento dessa relação e da aplicação da pedagogia humanizada continua, a fim de proporcionar uma cultura de paz desde a educação infantil.
A Thais Costa dos Anjos Rodrigues publicou recentemente um artigo na nossa Revista que fala exatamente sobre esse assunto, cujo tema é: “PEDAGOGIA HUMANIZADA: IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO PROFESSOR/ ALUNO PARA DESPERTAR A CULTURA DE PAZ DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL”.
Confira o resumo do trabalho:
Este trabalho valoriza a importância do vínculo afetivo professor-aluno e considera que na atualidade somente uma Pedagogia Humanizada possibilitará o despertar de uma cultura de paz na escola desde a educação infantil. Objetivando apresentar essa Pedagogia Humanizada como instrumento para o profissional Pedagogo atuar na educação infantil e também para enriquecer o vínculo afetivo professor-aluno, despertando a cultura da paz no referido segmento educacional. Algumas problematizações conduziram ao processo de pesquisa, cujo objetivos são: Demonstrar como o profissional Pedagogo, atuante na educação infantil, pode despertar a cultura da paz em seu segmento educacional. Compreender o desenvolvimento humano implícito na pedagogia humanizada. Analisar a importância do vínculo afetivo professor-aluno como facilitador da aprendizagem. Elucidar o termo cultura da paz, dispondo foco na educação para a paz. Os olhares dos teóricos Paulo Freire, Jean Piaget, Henri Paul Hyacinthe Wallon, Lev Vygotsky, Martin Buber, Célia Passos, Howard Gardner e Marshall Rosenberg formaram as principais referências teóricas analisadas.
Artigo na íntegra: PEDAGOGIA HUMANIZADA: IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO PROFESSOR/ ALUNO PARA DESPERTAR A CULTURA DE PAZ DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL
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