Back to top

PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES

Assim como as pessoas, as construções, com o decorrer do tempo, podem apresentar alguns defeitos similares às doenças, tais como fissuras, rachaduras, manchas, descolamentos, infiltrações, etc. Patologia das Edificações é um ramo da Engenharia Civil que visa identificar justamente as causas dos defeitos (diagnóstico) e a correção deles (terapia) nas edificações.

Ao notar esses defeitos nas construções prediais, o ideal é realizar a inspeção do local. Este procedimento é feito por engenheiros civis especialistas da área de patologias das edificações, buscando manter as edificações em boas condições de uso para os usuários, prevenindo acidentes e garantindo melhor qualidade de moradia.

Em nossa Revista Acadêmica existe um artigo relacionado a esse assunto. A autoria é de GETSEMANE ALVES BARROS e ARTHUR AVIZ PALMA E SILVA e o tema do trabalho é: “INOVAÇÕES NA CORREÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCIOS: REVISÃO DE LITERATURA”.

Confira o resumo do trabalho:

As edificações devem proporcionar ao usuário além da segurança estrutural, o conforto físico e visual. Entretanto, é comum o aparecimento de manifestações patológicas que podem surgir em qualquer uma das etapas de construção ou de uso da edificação. Para que se possa indicar a terapia adequada é preciso conhecer a origem do problema cujos procedimentos de estudo são integrantes do ramo da Patologia das Edificações. Os principais métodos instrutivos dos quais os profissionais envolvidos na área se validam estão especificados na Norma de inspeção predial nacional do IBAPE a qual estabelece critérios e procedimentos relativos à inspeção predial. Na busca para resolver tais problemas, busca-se medidas inovadoras encontradas no Brasil. Nesse sentido, esse estudo teve o objetivo apresentar as medidas inovadoras que visam a correção de manifestações patológicas em edifícios. Na metodologia empregada, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com fundamento em artigos científicos, periódicos e na legislação atual sobre o respectivo tema. A coleta de dados foi realizada por meio de banco de dados tais como Scielo, Google Acadêmico, dentre outros, no período de 2019 a 2023. Nos resultados, ficou evidente que a correção de manifestações patológicas em edifícios é uma área vital na engenharia civil e na construção, focando na identificação, análise e resolução de problemas estruturais e funcionais que surgem ao longo do tempo. A inovação nesse campo pode melhorar significativamente a durabilidade, segurança e funcionalidade dos edifícios.

Artigo na íntegra: INOVAÇÕES NA CORREÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCIOS: REVISÃO DE LITERATURA