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ABORDANDO O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A OFERTA DA EJA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA DO CAMPO

Tipo de Trabalho 

Artigo

A EJA atualmente se configura como um importante conquista da cidadania em nossa sociedade e especificamente dentro da Educação do Campo. A Educação de Jovens e Adultos consiste em uma modalidade diferenciada e específica dentro da Educação Básica apresentando comumente alunos/alunas trabalhadores/trabalhadoras, marcados pela exclusão e/ou negação do direito à escolarização por vários motivos, sejam eles sociais, ou econômicos. A educação campesina deste modo vem sendo trabalhada com o intuito de atender as necessidades deste sujeito, de oportunizar o acesso a outros conhecimentos igualmente importantes. É necessário assim repensar a educação do campo com a Educação de Jovens e Adultos como métodos de transformação de sua clientela atendida através das políticas públicas. O presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo que contou com entrevista as gestores da Educação do Campo e objetivou identificar quais os elementos compõem as políticas públicas para a EJA, quais as dificuldades que este município encontra para cumprir o direito de homens e mulheres de iniciar seus estudos na vida adulta.