Back to top

AUTOESTIMA E MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO EJA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo é uma análise bibliográfica e documental onde foram usados livros e artigos acadêmicos dos quais foram realizadas leituras dos autores preocupados com a temática, trabalho esse realizado para a conclusão do curso acadêmico de licenciatura plena em pedagogia, onde abordamos os aspectos relacionados a importância da autoestima e motivação como um fator primordial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade EJA sendo este Projeto de educação básica atende um perfil de alunos diversificado, é comum ouvir narrações de professores que fazem parte dessa modalidade relatarem os sentimentos dos alunos de acharem-se incapazes, com medo de não conseguir alcançar o objetivo de aprender o novo, até então receio do desconhecido. O presente estudo tem como referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica que consiste no estudo das teorias de Freire em Educação e Mudança (1979) entre outros possibilitando assim um conhecimento teórico que servira como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvam a prática educativa. A Formação do Processo-Prático Educativo e sua importância no ensino-aprendizagem de Jovens e Adultos como forma de compreender teórica e empiricamente as metodologias e recursos didáticos utilizados na EJA, visando a atender à realidade cultural dos jovens e adultos.