Back to top

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO FATOR CONTRIBUINTE PARA A MOTIVAÇÃO E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Tipo de Trabalho 

Artigo

CLIMA ORGANIZACIONAL COMO FATOR CONTRIBUINTE PARA A MOTIVAÇÃO E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO

 

 

Marília Bugnotto Segatto 1

Marta Cristina Wachowicz 2

RESUMO

O objetivo do presente artigo é explanar sobre a importância da aplicação de uma pesquisa de clima organizacional em uma empresa, e esclarecer o quão isso pode contribuir para os resultados da empresa e a motivação e satisfação dos funcionários. Portanto, para a elaboração dessa pesquisa, foram utilizados métodos qualitativos de caráter descritivo, proporcionando maior entendimento sobre o assunto, fundamentando o que é a pesquisa de clima e seus benefícios dentro de uma organização, e como isso pode ser aprimorado nas empresas. Assim sendo, pode-se entender durante as leituras sobre o tema acima, que o clima organizacional, nada mais é que a forma com que os funcionários veem a sua empresa, e como é o sentimento dos mesmos em relação à algumas questões em destaque (liderança, relacionamento interpessoal, comunicação interna, ambiente físico organizacional e remuneração), e foi compreendido que se toda empresa fizer a aplicação correta de uma pesquisa organizacional com certa frequência, poderá ser identificado como está o grau de satisfação de seus funcionários de acordo com os dados citados acima, e o que pode ser melhorado na organização. Para isso, entendeu-se que além dos funcionários se adaptarem a essa realidade que pode os ajudar a obterem mais resultados com qualidade na empresa, as organizações também precisam se preparar para as críticas e elogios que irão receber, e com isso, é necessário estarem abertos e flexíveis a mudanças para melhores resultados. Portanto, foi sugerido no atual artigo que seja aplicada frequentemente a pesquisa de clima nas empresas para obter-se satisfação em todas as áreas da empresa, ou seja, gerando satisfação aos gestores (com funcionários mais motivados e gerando resultados positivos) e motivação aos funcionários (com um ambiente mais satisfatório e recompensador).

Palavras-chaves: Clima Organizacional; Pesquisa de Clima; Motivação no Trabalho.