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A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E A APRENDIZAGEM

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo tem o de intuito de contribuir para a contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativas e afetivas. Logo, se faz necessário que o professor utilize essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da fantasia.  Oferecer a elas a compreensão das palavras abstratas e utilizando a motivação, o envolvimento nos símbolos contidos nas obras literárias e a imaginação no sentido de seduzir o ouvinte e convidá-lo a se apaixonar pelo livro, pela história, pela leitura para dessa maneira promover a aprendizagem. Utilizando-se da leitura, através da contação de histórias, como metodologia para o desenvolvimento dos sujeitos e melhoria de seu desempenho escolar, respondendo a necessidades afetivas e intelectuais pelo contato com o conteúdo simbólico das leituras trabalhadas. E está fundamentado nas questões da alegria de contar histórias e os requisitos necessários para esta atividade; sobre como utilizar a metodologia de contar história para desenvolver o gosto pela leitura e de como os recursos implícitos na contação de história favorecem a aprendizagem. Por fim espera-se que o professor tenha um melhor entendimento de como a criança reage ao receber os estímulos contidos na diversidade das histórias que ao serem contadas transportam os ouvintes para o mundo da imaginação.