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CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICA DE PORTO DOS GAÚCHOS: AS VOZES DAS ALUNAS EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEMAT – CAMPUS DE JUARA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este estudo tem como objetivo mostrar como está sendo a atuação dos egressos formados pela universidade de Juara UNEMAT nas instituições de ensino público do município de Porto dos Gaúchos e colocando em pauta a educação inclusiva que, no momento, representa um grande desafio para o sistema educacional desta cidade e do país todo. Mesmo a escola tendo uma boa estrutura e espaço para trabalhar com alunos especiais, falta muito para garantir acessibilidade, porque um dos objetivos da inclusão é fazer com que as escolas recebam a todos sem distinção de classe, raça, gênero, deficiência ou características pessoais. Não são os alunos que têm que se adaptar à escola e sim a escola que tem que se preparar para receber esses alunos especiais, capacitar os educadores e todos os profissionais para saber o necessário para, de fato, incluir todos e garantir acesso, permanência e sucesso. Este estudo traz uma breve reflexão sobre a história das pessoas com necessidades especiais ao longo da história, o percurso da luta pela inclusão e a caracterização das escolas inclusivas. Com foco mais específico nas universidades, um pouco das universidades brasileira e também mato-grossense, as leis que amparam e garantem aos alunos acesso nas escolas inclusivas com matrícula em salas regulares de ensino e também nas universidades