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FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Sabe-se, que, as pessoas com deficiência são concebidas de acordo com suas potencialidades e possibilidades de inclusão e participação  produtiva  na sociedade, a partir de indicadores padronizados; sofrendo efeitos da diferença mediante estigmas previamente atribuídos a estas pessoas. Desse modo, ressalta-se a importância de redimensionarmos nossa visão sobre as diferenças, valorizando, sobretudo o potencial interno do deficiente, enquanto sujeito; favorecendo sua inclusão social efetiva, sendo para isso, necessário garantir a estes indivíduos o acesso e as condições favoráveis para que possam desempenhar o exercício da cidadania e, conseqüentemente, a construção de uma sociedade ética e justa. Para tanto, a metodologia fundamentou-se em pesquisa bibliográfica, em que se fez menção a autores como Eizirik (2003), Mazzota (1998), Mantoan (1997), Rabelo (1999), Bruno (2006), entre outros;  sendo  que,  por  meio  desta,  pôde-se  perceber  a  grande complexidade que envolve a temática,  permitindo assim um verdadeiro entendimento sobre a mesma. Além disso, utilizou-se ainda como instrumental para a investigação, uma pesquisa de campo através de observação não participante em uma escola municipal da rede pública do município de José de Freitas – Piauí.  Portanto, a inclusão educacional configura-se como importante fator na integração dos alunos especiais junto à sociedade.