Back to top

REFLEXÕES DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: O OLHAR DO PEDAGOGO/A NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS SEUS EDUCANDOS

Tipo de Trabalho 

Artigo

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino/aprendizagem da matéria de Ciências, destacando o olhar dos/as pedagogos/as sobre essa temática. A pesquisa foi realizada com os/as docentes egressos da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Juara – UNEMAT, que atuam nas escolas públicas do município de Juara/MT. Atualmente o ensino das Ciências tem ocupado lugar de destaque para a formação dos indivíduos. Ao refletimos sobre a constante transformação pela qual o mundo vem passando, aumenta a necessidade de informações e conhecimentos da matéria de ciências por parte dos indivíduos para que possam atuar de maneira satisfatória na sociedade. Neste contexto, se faz necessário/a docente ministrar a princípio conteúdos que estejam presentes no contexto social dos/as educandos/as, e aos poucos lhes apresentar novos conhecimentos científicos antes desconhecidos por eles/as, ou seja, os/as instigando a ser um/a pesquisador/a. Sendo assim, os/as oportunizando a refletir que no conhecimento cientifico não existe uma única verdade, é por meio de pesquisas que são descobertos novos conhecimentos, novas verdades, que pode ser anulada a qualquer momento. Os dados da pesquisa foram coletados por meio das narrativas escritas, de dois docentes. Diante disso, essa pesquisa tem como intuito enfatizar a importância da matéria de ciência na formação do indivíduo para uma consciência crítica e reflexiva de como sua ação interfere no meio em que vive, tendo como o foco um/a pedagogo/a, como formador desses sujeitos.