Back to top

UM ENFOQUE BIBLIOGRÁFICO SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA COMO MOTIVAÇÃO A APRENDIZAGEM

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo parte de um pressuposto teórico com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo tendo como questão central a importância e necessidade dos vínculos relacionais constituídos entre escola e a comunidade escolar e de como esta relação contribui no desenvolvimento cognitivo e psicológico do aluno. Como objetivo geral, se traz conhecer a/s forma/as de participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem e sua influência no desempenho escolar dos alunos dentro dos anos iniciais do Ensino fundamental e ainda busca respostas em torno de questões como identificar a frequência com que a escola os pais participam da vida escolar dos filhos e observar em quais são as situações a escola solicita a presença dos pais na instituição, assuntos esses que foram investigados a luz de autores que tratam do tema Os resultados assinalaram uma necessidade imprescindível na construção de parcerias entre escola e família no sentido de práticas cotidianas que melhorem o desenvolvimento integral dos alunos.