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EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES: UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA

Tipo de Trabalho 

Dissertação

O presente trabalho buscou realizar um diagnóstico das concepções, práticas e dificuldades encontradas pela comunidade intra e extraescolar na promoção da educação ambiental e gestão dos resíduos sólidos no município de Tavares, PB – Brasil. O campo de pesquisa compreendeu duas escolas públicas, das quais foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos – PPP, além de registros das atividades de EA desenvolvidas. Docentes, gestores e alunos responderam a questionários estruturados no intuito de levantar o perfil dos entrevistados, além de concepções, práticas e dificuldades encontradas ao tema abordado. Verificou-se que apesar do tema Educação Ambiental ter sido muito discutido, insuficientes ações foram realizadas diante a necessidade urgente de sua implantação efetiva no sistema educacional brasileiro. Observou-se que, de maneira geral existe a necessidade de uma revisão no planejamento das atividades educacionais, nas quais deve-se dar maior ênfase na EA, fazendo associação da teoria com a prática. Constatou-se interdisciplinaridade, mas a abordagem do tema é superficial, restrita e até mesmo ingênua. Foram observadas falhas no processo educacional onde deveria haver maior sensibilização da percepção, da conscientização e das práticas sobre a EA no cotidiano tanto da escola como da comunidade, objetivando ações adequadas quanto a problemática ambiental, buscando soluções que formem verdadeiros cidadãos conscientes, sem deixar de considerar as realidades sociais, econômicas e culturais da cidade.