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ABRANGÊNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PUBLICIDADE E TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A administração púbica no Brasil foi ao longo dos anos aprimorando as suas técnicas de gestão. Com o surgimento da tecnologia da informação e a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, os gestores se viram na necessidade de buscar se adaptar às novas exigências de maneira a atender as necessidades dos cidadãos, e cumprir com a Lei. Os instrumentos de transparência, tem ajudado os gestores na tarefa de cumprir com as suas obrigações, e também tem ajudado o cidadão a acompanhar de perto tudo o que acontece com o dinheiro público de forma rápida e segura. Esta pesquisa teve como objetivo analisar quais foram as contribuições que os princípios da publicidade e transparência ofereceram à administração pública em conjunto com a Lei de Responsabilidade Fiscal, observando a divulgação das contas públicas para compreensibilidade das informações contábeis, e a criação de uma gestão fiscal mais responsável dentro do poder público, no município de São Desidério. O método utilizado foi o bibliográfico, onde foi feito um levantamento histórico acerca das origens do Estado e da LRF, bem como a aplicabilidade dos princípios da transparência e publicidade no governo atual.
Dessa forma foi possível notar que os gestores procuram tornar a administração cada vez mais transparente, tendo em vista a obrigatoriedade prevista em Lei e o fato de que a população tem a cada dia reconhecido o seu papel de fiscalizadora dos atos públicos.