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ANALISANDO A (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

práxis pedagógica pressupõe um educar que contribua para que os atores abrangidos como educadores e alunos transformem suas vivências num processo permanente de aprendizagem. De tal modo, ensinar e aprender são facetas do mesmo processo, demandando uma flexibilidade, tanto pessoais quanto de grupo. Os conteúdos fixos com conhecimentos prontos dão lugar a processos abertos de pesquisa e comunicação, envolvendo a criança na própria educação. Então, é ela própria a principal interessada no aprimoramento das estratégias de construção do seu saber através de um ensino interativo. Pensando nesta perspectiva nos propomos, neste artigo, refletir sobre  o papel do Educador que investiga e reflete sobre sua própria prática utilizando como recurso pedagógico o jogo.          Não há dúvida de que o jogo é um excelente mediador de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem. A criança é livre para descobrir relações por ela mesma, construindo o conhecimento de forma mais divertida e prazerosa. Ao Educador cabe produzir materiais convenientes para que as crianças possam assimilar as realidades intelectuais.