Back to top

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E SUAS APLICAÇÕES: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE COMÉRCIO ALIMENTÍCIO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA.

Tipo de Trabalho 

Artigo

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E SUAS APLICAÇÕES: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE COMÉRCIO ALIMENTÍCIO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA.

 

Jayro de Lima Pinto Neto[1]

Sara Alexssandra Gusmão Franca Lucena[2]

 

 

RESUMO

 

O presente estudo teve como objetivo evidenciar e analisar fatos e dados ocorridos na empresa “x” situada no município de Luís Eduardo Magalhães-BA no período de 2014 a 2015. Nessa perspectiva, buscou-se avaliar a situação econômica e financeira da empresa utilizando como ferramenta os demonstrativos contábeis obtidas nesse período. O estudo acerca da problemática foi de suma importância pelo fato de analisar uma empresa de pequeno porte, situação em que ela contribui com o desenvolvimento da sociedade de Luís Eduardo Magalhães gerando emprego, renda e colaborando com a economia do município. O objetivo desta monografia foi apresentar e analisar as principais demonstrações contábeis da empresa “x” evidenciando a geração de informação como subsídio nas principais tomadas de decisões. A metodologia classificou-se do tipo exploratória, utilizou-se o método indutivo e teve uma abordagem qualitativa. Assim, o resultado consiste em evidenciar as ferramentas contábeis adequadas com o intuito de fornecer resultados expressos nos demonstrativos. Conclui-se que o instrumento de análise é a interpretação do balanço patrimonial e demonstrações de resultado, sendo assim, utilizou-se os indicadores financeiros para saber a situação patrimonial da empresa e para pontuar elementos fundamentais desta análise, nesse sentido, é necessário atentar as limitações da analise com a intenção de evitar certas distorções das informações produzidas através dos relatórios contábeis.  

 

Palavras-chave: Tomada de decisões. Informação. Análise das Demonstrações Contábeis. Contabilidade.

 

[1] Bacharelando em Ciências Contábeis - Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). E-mail: neto.jayro@gmail.com

[2] Professora Orientadora, Bacharel em Ciências Contábeis – Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). E-mail: sarafranca@fasb.edu.br