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ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA SOBRE A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA EM SAÚDE PÚBLICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Com a crescente ascensão profissional e o maior espaço para o fisioterapeuta nas equipes de saúde em todos os níveis de atenção percebe-se sua valorização na atuação em saúde pública, que já não é apenas restrita ao seu potencial reabilitador. Destaca-se nesse processo o papel fundamental da universidade na formação, criação e divulgação da real inserção profissional. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi o de verificar o nível de conhecimento dos alunos do Curso de Fisioterapia de uma universidade particular do Rio Grande do Sul, matriculados nas disciplinas de Estágio, sobre a atuação da fisioterapia em saúde pública e a expectativa dos mesmos alunos na inserção do profissional no Sistema Único de Saúde (SUS) e na equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF). O estudo foi realizado com 20 alunos, devidamente matriculados nas disciplinas de Estágio em Fisioterapia e recrutados através de comunicação por e-mail, através da aplicação de um questionário contendo onze questões, sendo oito de múltipla escolha e três dissertativas. Para a avaliação estatística dos dados coletados foi utilizada a análise descritiva através do programa Microsoft Excel 2003 por meio de média aritmética. A respeito da atuação do fisioterapeuta no SUS, 45% dos alunos a consideram muito importante, 60% julgam importante uma devida formação voltada para a rede pública e 45% dos alunos consideram boa a eficácia do atendimento. Os alunos apresentaram conhecimento satisfatório sobre a inserção do fisioterapeuta em todos os níveis de atuação na saúde pública, evidenciando a importância de uma formação voltada para a promoção da saúde do indivíduo e da coletividade, com diretrizes curriculares que contentem as necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS.