Back to top

Menssagem de erro

Notice: Undefined index: und em rce_qualis_capes() (linha 67 de /home/semana/public_html/sites/all/modules/custom/rce/rce.formatters.inc).

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NA REDUÇÃO DE PARADAS DE LINHA NO SETOR DE ESTAMPARIA DE UMA EMPRESA: ESTUDO DE CASO.

Tipo de Trabalho 

Artigo

A estampagem de chapas pode ser definida como a passagem de uma forma qualquer de um plano semi-acabado em uma forma diferente, esse processo é especialmente importante na fabricação de componentes da indústria eletro-eletrônica e também na produção de peças para carrocerias automotivas e motocicletas. Este procedimento pode ser simples ou combinado, suas principais vantagens são: custo reduzido com produção e controle da qualidade, peça produzida com maior resistência e apresentando bom acabamento. A estampagem possui 3 operações: corte, dobra e embutimento ou repuxo. Sendo assim, este trabalho objetivou analisar as ferramentas de estampo e reduzir as paradas de linha no setor de estamparia a fim de diminuir os gastos da empresa Yamaha-Motor Componentes da Amazônia. Para isso, utilizou-se de ferramentas da qualidade, como o brainstorming e o diagrama de Ishikawa, os quais consistem em desenvolver ideias, esclarecendo as causas raízes de problemas detectados, enumerando possíveis respostas para estes. Enfim, após a aplicação destes métodos, a equipe foi capaz de encontrar as falhas nas ferramentas do estampo, assim como as respectivas soluções para os problemas. O resultado final foi o aprimoramento da peça de estampo, que atendeu não somente aos requisitos de qualidade da empresa, como também, reduziu os gastos com manutenção e aprimorou o processo de fabricação de garfos traseiros modelo 5RM.