Back to top

ARTES COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR DO PROCESSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho é resultado sintético de uma breve pesquisa realizada em uma instituição escolar pública de ensino fundamental e intencionou verificar as práticas pedagógicas problematizando-as dentro da égide epistemológica para identificar fatores condicionantes e elementos contingenciais à formação integral do aluno bem como desvelar caminhos possíveis para superação desses fenômenos. Concentramo-nos nas práticas artísticas, enquanto fundamentos estéticos da educação, como fator auxiliador da prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Buscamos verificar como os professores trabalham com a arte delimitando a observação ás artes plásticas. Além das observações aplicamos questionário semi-estruturado a professores licenciados em Pedagogia que se encontram no exercício da atividade docente. A opção pelo campo artístico justifica-se na compreensão de que a linguagem artística faz parte do universo social e cultural do aluno desde muito cedo bem como por ser a arte prática social essencialmente interdisciplinar no âmbito escolar. Nesse sentido a prática artística pode se configurar um meio de desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais, afetivas do aluno bem como instrumento amplificador das capacidades perceptivas e sensíveis do mundo natural e cultural e simbólico.