Back to top

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: DISCUSSÕES E CONTROVÉRSIAS

Tipo de Trabalho 

Artigo

A avaliação é um dos meios no qual o educador verifica as situações de aprendizagem em que a criança se encontra, onde através do acompanhamento de suas atividades diárias, podem-se diagnosticar seus avanços e dificuldades. Através disso o professor deixa de ser aquele que passa as informações para virar quem, numa parceria com crianças e adolescentes, prepara todos para que elaborem seu conhecimento. Em vez de despejar conteúdos em frente à classe, ele agora pauta seu trabalho na construção do conhecimento. Nesse sentido, para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem seus objetivos, contribuindo para a reflexão sobre o processo de aprendizagem dos alunos no contexto escolar. Para chegar a essa conclusão, o instrumento de coleta de dados que utilizei foi uma entrevista contendo questões abertas que foi entregue para uma amostra de quatro professores que atuam na 5º série de uma Escola pública de Juara. Para confrontar os dados coletados dos questionários, utilizei os referenciais teóricos para assim dar suporte a esta pesquisa.