Back to top

AVALIAÇÃO DO USO DAS TIC COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO TÉCNICO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este estudo apresenta como proposta central uma avaliação da importância da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto educacional de nível técnico, analisando suas contribuições para o aprendizado, a aceitação e o domínio dos discentes, a fim de identificar o grau de conhecimento e os desafios que ainda precisam ser superados. Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativo-qualitativa, com revisão bibliográfica sobre o tema em foco aliada à coleta de dados por meio de um questionário aplicado aos alunos de curso técnico na cidade local. A revisão de literatura foi baseada em trabalhos de Fellers (1996), Prensky (2001), Cortella (2018), dentre outros autores renomados que abordam a temática das TIC na educação. Na revisão buscaram-se trabalhos que situassem o uso das TIC no meio escolar, como a integração, a aceitação e uso destas; mostrando os resultados já alcançados e os pontos que precisam ser mais bem explorados. O trabalho trouxe como estudo de caso uma pesquisa de campo, abordando questões que permitissem verificar como as TIC estão inseridas na vida dos entrevistados, o grau de conhecimento deles sobre a informática, internet, mídias sociais e seus recursos. No trabalho constatou-se que o acesso dos alunos às TIC é constante e é existente a um bom tempo. Contudo, ainda apresentam um uso limitado de todas as potencialidades que os aparatos tecnológicos têm. Também se notou que, parte dos alunos, exploram com certa superficialidade os recursos disponíveis na internet. Além disso, foi observado que as mídias sociais, que poderiam contribuir/agregar nos processos de ensino, ainda são vistas pelos alunos como um passatempo, que mais atrapalham o ensino do que contribuem. A utilização das TIC pelos professores foi positivamente avaliada pela maioria dos alunos, que veem nelas um forte potencial para tornar as aulas mais dinâmicas, fluídas e atrativas.