Back to top

A BRINCADEIRA COMO APORTE METODOLÓGICO AO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Para Vygotsky (1989), ao se utilizar o aporte metodológico os educadores vão de encontro a percepção infantil que por sua vez se direciona a uma ação cada vez mais equilibrada, favorecendo aprendizagem ao longo do seu crescimento. O brincar tem a finalidade que proporciona a troca de pontos de vista diferentes, e ajuda a perceber como os outros o veem a forma em que você brinca, e ainda auxilia a criança de interesses comuns, uma razão para que se possa interagir com o outro. Essa criança tem, em cada momento da vida criança, uma forma e função, um significado diferente e especial para quem participa das brincadeiras. Vygotsky enfatiza também a questão do ensino, que deve valorizar a criança como ser pensante, raciocina, deduz e abstrai, mas também como alguém que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza. É um contexto que pode ser inserido a afetividade, como ponto essencial na aprendizagem e o desenvolvimento da criança.