BRINCADEIRAS COM A INSERÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA CRECHE
Artigo
A pesquisa intitulada sobre o tema “Brincadeiras com a inserção do lúdico na construção do processo de ensino aprendizagem na creche” na Educação Infantil. A finalidade da pesquisa busca por responder a questão de A finalidade da pesquisa é analisar como o professor compreende a utilização das brincadeiras com a inserção do lúdico na construção do processo de ensino aprendizagem na pesquisa: qual a concepção dos professores e TDIs (técnicas de desenvolvimento infantil) sobre a inserção do lúdico na construção do processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. A pesquisa possui abordagem qualitativa, o instrumento de pesquisa foi questionário, onde os sujeitos pesquisados foram professores e TDIs. O lócus de pesquisa foi em uma creche Municipal de Juara – MT. A pesquisa por meios de autores que discutem a temática, e também os resultados dos dados da pesquisa evidenciaram que, o lúdico trabalhado adequadamente nos espaços educacionais inerentes a Educação Infantil vem tornando a aprendizagem menos conservadora, propicia as práticas de ensino do professor de modo a trabalhar as habilidades motoras e cognitivas. As brincadeiras são ferramentas lúdicas que constituem caminhos de prazer no aprender, descobre a individualidade, trabalha a socialização. O fazer pedagógico quando planejado com propriedade propicia a criança desenvolvimento. As brincadeiras antecedem e abre caminhos para novos conhecimentos, quando a criança ingressa na instituição educativa, seus conhecimentos são os do cotidiano familiar, e a fase de adaptação é lenta, mas satisfatória ao longo do tempo.