AS BRINCADEIRAS COMO DISPOSITIVO COGNITIVO E AS FASES DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Artigo
O brinquedo é uma oportunidade de desenvolvimento, pois brincando a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionando o desenvolvimento da linguagem e da concentração e atenção (WAYSKOP, 1995). A brincadeira é indispensável à saúde física e ao intelecto da criança e contribuindo no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto. Brincar é um momento de auto expressão e auto realização. Algumas atividades com blocos e peças de encaixe, as dramatizações, a música e as construções desenvolvem a criatividade, pois exige que a fantasia entre em jogo. Já o brinquedo organizado, que tem uma proposta e requer desempenho, como os jogos (quebra cabeça, dominó e outros) constitui um desafio que promove a motivação e facilita escolhas e decisões à criança. O brinquedo traduz o real para a realidade infantil. Suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Brincando, sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas.