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BRINCAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO: Esse artigo tem por objetivo apresentar os resultados das práticas pedagógicas vivenciadas na realização do Estágio Supervisionado na Educação Infantil com crianças de idade entre um e dois. Com os avanços ocorridos nos últimos anos e o alto grau de criação existente em sua prática, a educação de crianças de 0 a 4 anos exige um profissional dinâmico, polivalente, com formação específica e atualizada. Esse profissional precisa ser capaz de construir uma relação que transmita segurança para a criança, valorizando seu potencial. Precisa ser sincero, autêntico, respeitando suas opiniões, tornando-se um parceiro dessa criança na busca do conhecimento de um mundo repleto de descobertas e interações. O profissionalismo docente e suas exigências se aplicam a todos os educadores, tanto da Educação Infantil quanto dos demais. Porém, no caso da Educação Infantil, as competências que definem a atuação desse profissional possuem perfis próprios. A relação e o estabelecimento de vínculo constituem o recurso fundamental no trabalho com crianças pequenas. Por isso, a importância de um profissional comprometido e identificado com o trabalho de Educação Infantil. Com as contribuições para o desenvolvimento das concepções adotadas no processo de ensino aprendizagem, compreendemos a importância de vivenciar na pratica os conteúdos aprendidos nas aulas do curso de Pedagogia, como acontece o exercício da docência. A reação dos alunos é diferente em relação aos conteúdos trabalhados, alguns têm facilidade com os números, as letras ou no cantar das músicas e nas brincadeiras, outros apresentam dificuldades. O que se pode fazer para minimizar esses problemas é manter uma relação de afeto, carinho e respeito mútuo com os alunos, acolhendo-os em suas diferenças compreendendo as fases de desenvolvimento das crianças para se elaborar atividades que auxiliem na aprendizagem.