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CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELÉM/PA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A discussão e reflexão levantada neste texto é fruto de um estudo de caso realizado em uma Escola Pública Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental localizada no Município de Belém/PA. O objetivo é apresentar aspectos de como está sendo realizada a inclusão de crianças autistas na Escola Pública Municipal de Educação Infantil do Município de Belém/PA, e assim contribuir com as discussões na área. O caminho investigativo seguiu pela abordagem qualitativa e pelo estudo de caso. Os resultados evidenciam que a falta de suporte aos docentes tanto pessoal quanto material e ausência de estratégias diferenciadas para integrar a criança autista no grupo escolar tem sido um fator limitante para a efetivação da inclusão. Conclui-se que o professor desempenha um papel de liderança na criação de uma cultura inclusiva, e na adaptação do currículo para que crianças autistas tenham acesso ao processo de escolarização.